Projeto "Ambiente Sustentável"

O projeto “Ambiente Sustentável”, da Secretaria de Meio Ambiente, em parceria com o CONSANE, está entre as propostas habilitadas para compor o banco de projetos, sob a coordenação da Subsecretaria de Gestão Ambiental e Saneamento (Suges) da Semad, referente ao Edital de Chamada Pública 03/2021.

Ao todo foram 48 projetos habilitados que irão compor um portfólio de projetos do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema) para receberem apoio na captação de recursos para implantação dos projetos na área de Saneamento Básico.

O projeto Ambiente Sustentável tem como objetivo desenvolver um plano integrado de ação para propagar a educação ambiental no município de Lavras através de compostagem descentralizada, com o objetivo de auxiliar e melhorar o gerenciamento da destinação ambientalmente adequada dos resíduos sólidos produzidos.

Entre as ações e metas do projeto, temos:

- implantação de composteiras caseiras em escolas; 

- realização de chamamento público para concessão de kits de compostagem caseira; consolidação de um projeto referência em educação ambiental no município; 

- diminuição da quantidade de resíduos orgânicos em aterro sanitário; 

- diminuição gastos do município com manejo de resíduos sólidos e 

- incentivar a adoção de hortas caseiras para utilização do adubo orgânico produzido.

#prefeituradelavras