MEG-tr

Prefeitura implementa modelo de excelência em gestão das transferências da União

 

A Prefeitura de Lavras, por meio do Decreto nº 15.850, de 02 de agosto de 2021, criou o Comitê Gestor de Implantação (CGI), no âmbito do município de Lavras, para implantação do Modelo de Excelência em Gestão das Transferências da União, denominado MEG-Tr.

 

A aplicação do MEG-Tr tem o objetivo de contribuir com o aumento da maturidade de gestão e governança, além de melhorar a efetividade na entrega de valor público à sociedade brasileira, no âmbito dos órgãos que empregam recursos provenientes das transferências da União.

 

O CGI é constituído pelo Chefe do Poder Executivo Municipal e representantes dos órgãos da Secretaria de Fazenda e Planejamento, Controladoria Geral do município e Secretaria de Administração e Gestão de Pessoas.

O Comitê é responsável por apoiar as ações que visam o contínuo desenvolvimento de diretrizes estratégicas e das boas práticas de governança propostas no MEG-Tr. O modelo é constituído de sete partes integradas (fundamentos), tangíveis e mensuráveis, que correspondem a: Governança; Direção Estratégica e Planos; Sustentabilidade; Capital Intelectual; Compromissos com as Partes Interessadas; Orientação por processos e Geração de Valores.

 

Os benefícios da adoção do MEG são vários, entre eles possibilitar a avaliação e a melhoria da gestão de forma abrangente, desenvolver a visão sistêmica dos executivos, enfatizar a integração e o alinhamento sistêmico, promover a competitividade e a sustentabilidade, mensurar os resultados do negócio de forma objetiva, entre outros.


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