Campanha de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação segue em Lavras até o dia 29 de outubro

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, bem como a de Multivacinação para Atualização da Caderneta, seguem em Lavras até o dia 29 de outubro. A campanha tem como objetivo vacinar a população alvo da campanha contra a poliomielite e contribuir para a redução do risco de reintrodução do poliovírus selvagem, mantendo o país livre da doença. Para tal, a vacinação é fundamental para evitar a volta da poliomielite e as famílias devem estar atentas para proteger suas crianças. As vacinas estarão disponíveis em todos os postos de saúde de Lavras, de segunda a sexta, de 8h às 10h45 e de 13h às 16h30.


A vacinação contra a poliomielite (Paralisia Infantil) atenderá criança de 1 ano a 4 anos, 11 meses e 29 dias, que deverão ser vacinadas indiscriminadamente com a vacina oral Poliomielite (VOP), desde que já tenham recebido as três doses de Vacina Inativada Poliomielite (VIP) do esquema básico. As crianças menores de um ano de idade (até 11 meses e 29 dias) deverão ser vacinadas seletivamente conforme as indicações do Calendário Nacional de Vacinação, com a VIP. Já a Campanha Nacional de Multivacinação tem como objetivo a atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes de até 15 anos de idade.


Os Postos de Saúde deverão observar os protocolos de prevenção ao novo coronavírus, como realizar a administração das vacinas em áreas bem ventiladas e desinfetadas com frequência; garantir a disponibilidade de local para lavagem adequada ou desinfetantes para as mãos pelos usuários; limitar o número de familiares que acompanham a pessoa que será vacinada (1 acompanhante); realizar a triagem de pessoas que apresentam sintomas respiratórios antes da entrada na sala de vacinação; e evitar aglomerações na sala de espera.


* Diretoria de Comunicação Social