Alfabetização no Tempo Certo

Parceria firmada entre Secretaria de Educação de Minas Gerais e Prefeitura de Lavras vai aprimorar o desempenho dos alunos da rede municipal de ensino

Na terça-feira, dia 15, a secretária municipal de Educação Cláudia das Neves Vieira Lopes Carvalho e o prefeito Marcos Cherem receberam a superintendente de Campo Belo, Agnes Aparecida Araújo Coutinho, e a diretora Educacional do Estado, Sandra Maria Baldone Lara, quando foi formalizada a parceria entre o Estado de Minas Gerais e a prefeitura de Lavras para a implementação do Programa de Intervenção Pedagógica “Alfabetização no Tempo Certo”.

O programa da Secretaria de Educação de Minas Gerais foi criado em 2007 e tem como objetivo apoiar e preparar os professores e especialistas em Educação Básica no processo de intervenção pedagógica, com foco na sala de aula e no desempenho dos alunos, para garantir a alfabetização no tempo certo. Este apoio é realizado através de capacitações, material didático-pedagógico e visitas de especialistas em alfabetização das Superintendências Regionais de Ensino e do Órgão Central da Secretaria Estadual de Educação, para trabalhar junto às escolas e garantir o cumprimento da meta “Toda criança lendo até os oito anos de idade”.

Esse trabalho de intervenção pedagógica é feito com base nas análises dos resultados das avaliações do Programa de Avaliação da Alfabetização (Proalfa), que é realizado anualmente pela Secretaria de Educação de Minas Gerais, de modo a oferecer apoio mais intenso às escolas que enfrentam os maiores desafios para atingir o objetivo do programa.

Nesta parceria firmada entre o Governo Municipal e o Estado de Minas Gerais, a Secretaria Municipal de Educação de Lavras irá receber apoio pedagógico e operacional da Secretaria Estadual de Educação, como: formação continuada das equipes, material detalhado para servir de guia para professores, especialistas, diretores, sugestão de metas para cada escola através da análise dos resultados do Proalfa, e disseminação das melhores práticas e transferência das experiências de sucesso entre as escolas do Estado.