Arquivo de janeiro, 2013

0

Prefeitura elabora novo projeto de videovigilância para a cidade com 40 câmeras de última geração

A Prefeitura Municipal de Lavras, em parceria com a Universidade Federal de Lavras (UFLA) e a Polícia Militar, está elaborando um novo projeto de videovigilância para a cidade. O novo sistema terá 40 câmeras de última geração dotadas com reconhecimento facial e de placas de veículos, que estarão localizadas em pontos estratégicos da cidade

Atualmente a sistema utilizado no município por empresa terceirizada não atende à demanda, já que das 16 câmeras instaladas, apenas oito estão em funcionamento, com um policial militar ficando responsável pela operação do sistema.

O contrato firmado pelo município para a disponibilização e manutenção dos equipamentos, no valor de R$329.799,94/ano venceu no dia 31 de dezembro e não deverá ser renovado.

Assim que o novo projeto de videovigilância para o município for concluído, a Prefeitura Municipal de Lavras buscará os recursos necessários para a implantação do mesmo.

0

Prefeitura fiscaliza casas de shows e eventos na cidade

Na manhã da segunda feira-feira, dia 28, o prefeito Marcos Cherem determinou ao Assessor Especial de Desenvolvimento Econômico Hélio Teixeira que fizesse uma fiscalização rigorosa em todas as casas de shows, espetáculos e eventos em funcionamento na cidade.

O chefe do Executivo quer um levantamento completo da situação de cada estabelecimento, em especial quanto às normas de prevenção e combate a incêndios. O objetivo é evitar que tragédias como a ocorrida em Santa Maria (RS) possam acontecer na cidade.

A fiscalização iniciada já na tarde de segunda-feira pelas equipes do setor de Indústria e Comércio da prefeitura está conferindo se os estabelecimentos estão com os alvarás de funcionamento em dia e se os locais atendem às normas de prevenção contra incêndio. Todos os proprietários serão notificados para que num prazo de 10 dias solicitem uma vistoria técnica junto ao Corpo de Bombeiros.

 Aqueles que estiverem em desacordo com a Legislação terão os seus alvarás cassados. Em caso de descumprimento das normas de segurança, os estabelecimentos serão interditados pela Prefeitura caso não se adequem ao exigido nas normas técnicas.

0

Servidores municipais recebem salário de janeiro neste dia 30

Todos os servidores municipais de Lavras receberão hoje, dia 30, o salário referente ao mês de janeiro de 2013.

Apesar da conhecida dívida do município, deixada pela administração passada, o chefe do Executivo e toda a equipe vêm trabalhando para que os servidores não sejam mais prejudicados e as dívidas com fornecedores negociadas.

Essa ação do Governo Municipal foi possível graças a uma reorganização das contas públicas, e demonstra a valorização dos servidores municipais por parte da atual Administração.

Assim como os servidores da Educação, todos os demais funcionários municipais terão o salário disponível a partir de hoje, dia 30.

0

Programação oficial do carnaval em Lavras sofre alterações

 

Após reunião entre representantes da Prefeitura Municipal de Lavras e dos blocos carnavalescos, na segunda-feira, dia 28, ficou decidido em comum acordo que a programação do Carnaval 2013 fosse alterada. A principal mudança diz respeito às datas dos desfiles das agremiações, que agora ficou definido que serão na quinta, sábado e domingo, dias 7, 9 e 10 de fevereiro respectivamente.

A festa começa na quinta-feira, dia 7, com o bloco “Alegria de Viver”, na SELT, com participação de integrantes da melhor idade, de 18h às 23h. No mesmo horário, na praça Dr. José Esteves (Praça da Estação), a animação ficará por conta da “Mocidade Alegre da Zona Norte”.

No sábado, dia 9, a programação contará com três blocos em pontos diferentes da cidade. O “Pão Moiado” faz a concentração na Rua Melo Viana, no centro, a partir das 16h. O “Movido à Álcool” reúne foliões na Rua Padre Frederico, na Zona Oeste, às 18h, enquanto o “Olha Nóis Aqui Outra Vez” parte da Praça da Estação, na Zona Norte, às 16h.

No domingo, dia 10, o “G.R.E.S. Unidos de Nova Lavras”, reúne os participantes na Avenida Duque da Rocha, às 18h. O “Pressão Alta” se concentra na porta do Clube Aymoré a partir de 16h, e o “Vai Kem Ké” na Praça da Estação, às 18h.

0

Servidores da Educação receberão salário de janeiro neste dia 30

Nesta quarta-feira, dia 30, os servidores da Educação irão receber integralmente o salário referente ao mês de janeiro de 2013.

No início da atual administração os servidores da Educação se viram prejudicados pela falta de pagamento, pois os recursos repassados pelo Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica) não estavam em caixa.

O salário de janeiro de 2013 estará disponível para os servidores da Educação neste dia 30 de janeiro

0

Empresa recolhe aparelho utilizado no setor da Saúde por falta de pagamento da gestão anterior

O Laboratório Municipal está passando por dificuldades devido à falta de pagamento do contrato de comodato de diversos equipamentos de análises clínicas utilizados no setor que atende a demanda de todas as unidades de saúde do município.

A empresa proprietária dos equipamentos automatizados de análises bioquímicas de sangue em uso no laboratório suspendeu a manutenção dos mesmos desde o ano passado por falta de pagamento por parte da administração passada, sendo nove notas em aberto.

No dia 11 de janeiro a empresa recolheu um aparelho Humalyzer 3000 para manutenção e reteve o equipamento alegando que o mesmo não seria entregue até que as parcelas do contrato em atraso fossem quitadas. O Laboratório Municipal foi obrigado a enviar um equipamento antigo para manutenção em Belo Horizonte para suprir a demanda de maneira emergencial, garantindo o atendimento agendado para o mês de fevereiro.

Outro equipamento da empresa, um Elisys Uno automático, utilizado em exames de níveis de hormônio no sangue também teve de ser desligado por falta de manutenção da empresa terceirizada, sendo utilizado um equipamento manual, o que atrasa e muito a prestação do serviço.

Além desses aparelhos, a empresa contrata pela Prefeitura possui ainda outros em serviço no Laboratório, todos sem manutenção, como o HumaReader e o HumaStar 300.

Desta maneira a Administração passará a usar, temporariamente, serviços terceirizados, pela tabela do SUS, de modo a manter o atendimento aos lavrenses, enquanto aguarda uma nova licitação.

0

Secretaria Municipal de Educação se reúne pela 2ª vez com Gestoras Educacionais

 

A Secretaria Municipal de Educação foi sede de um encontro entre gestoras das escolas municipais e CMEI’S (Centro Municipal de Educação Infantil). Diretoras e gestoras se reuniram com a equipe pedagógica para planejar o início do ano letivo, bem como traçar objetivos a serem alcançados ao longo do ano de 2013.

A reunião envolvendo a direção da Secretaria teve início no período da manhã com representantes do Ensino Fundamental I e II. No início da tarde o encontro foi mantido com os profissionais da Educação Infantil e CMEI’S.

As orientações repassadas pela Secretaria foram em relação à atenção que deve ser tomada nos setores administrativos e pedagógicos, visando prestar um serviço de qualidade aos alunos.

Entre as diretrizes a serem seguidas, a Equipe da Educação Infantil e CMEI’S destacou a necessidade da adaptação dos alunos e, afirmou que as unidades terão todo o apoio da equipe da Secretaria de Educação.

A equipe responsável pelo Fundamental I e II enfatizou a importância de resgatar a autoestima dos alunos para com isso eles se sintam cada vez mais motivados.

Ao final dos encontros as organizadoras reforçaram a convocação para a abertura do ano letivo, dia 31 de janeiro, quinta-feira, às 19 horas, no auditório Lane Morton, no Instituto Presbiteriano Gammon.

0

Ministério Público explica mecanismos de aplicação e fiscalização para os recursos do município

Na tarde de segunda-feira, dia 28, os Promotores de Justiça Dr. Eduardo de Paula Machado e Dr. Aécio Rabello, se reuniram no auditório do Ministério Público com os Secretários Municipais, Prefeito Marcos Cherem, Vice-Prefeito Aristides Silva Filho, o Tide, para falar de possíveis situações que podem ocorrer em uma administração pública, especialmente na aplicação dos recursos públicos.

O Dr. Eduardo iniciou sua explanação dizendo que Ministério Público e Prefeitura de Lavras poderão ser grandes parceiros nesta importante tarefa de cuidar dos interesses da sociedade e zelar pela aplicação correta da lei e dos recursos do município.

O que acontece muitas vezes é que em transições de poder em administrações municipais verificam-se inúmeras irregularidades, e isso acaba inviabilizando o desempenho do novo gestor, como foi o caso de Lavras, que pelo montante das dívidas, falta de documentação, entre outros abusos, precisou decretar estado de calamidade financeira. 

Como promotor de Justiça, Dr. Eduardo explicou que muitas irregularidades na aplicação do dinheiro público acontecem por desconhecimento dos gestores, ou mesmo por pressa. Diante desse quadro, o Ministério Público se colocou à disposição do prefeito e secretários para esclarecer quaisquer dúvidas, ao longo dos próximos anos, para que assim as leis possam ser cumpridas e a sociedade não seja lesada em seus direitos garantidos por lei.

Essa é uma parceria em que todos irão ganhar, especialmente a comunidade lavrense.

0

PSF’s vão intensificar o acompanhamento dos programas de vacinação no município

As enfermeiras responsáveis pela vacinação nos PSF’s participaram, nos dias 23 e 24 de janeiro, do curso de capacitação sobre Sala de Vacinas e Rede de Frio, ministrada pela Responsável pela Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Michele Vassalo. Também participou do evento a Chefe da Epidemiologia no município, Miriane Amorim.

 O curso realizado no auditório da Prefeitura Municipal de Lavras teve como principal objetivo o aprimoramento no manuseio, conservação e transportes das vacinas, com noções básicas sobre a temperatura ideal da geladeira, montagem correta das caixas de vacinas e a maneira correta de transporte, entre outros tópicos.

Durante o encontro, as enfermeiras também receberam orientações sobre cada tipo de vacina disponibilizada pela rede pública, com a indicação correta sobre imunização, efeitos colaterais e os procedimentos de aplicação.

O curso foi importante também para o aprimoramento da parceria entre os PSF’s e a própria Secretaria Municipal de Saúde no atendimento específico da vacinação no município. A partir de agora, as unidades do programa estarão sistematizando o acompanhamento dos cartões de vacina, busca ativa e melhorias na cobertura das campanhas.

Na programação anual de vacinação da Secretaria de Saúde, são três as campanhas básicas: A campanha contra a Gripe, que acontece entre o final de abril e início de maio e atende crianças a partir de seis meses e menores de dois anos, gestantes e idosos acima de 60 anos; em junho teremos a campanha contra a Poliomielite, para crianças a partir de seis meses e menores de cinco anos; em agosto, a campanha de Multivacinação, quando ocorre o trabalho de a atualização dos cartões de vacinas.

0

Carnaval sem Dengue

 

A Prefeitura de Lavras, através do Departamento de Vigilância de Situação da Saúde e Promoção da Saúde, realiza no dia 3 de fevereiro, domingo, na Praça Dr. Augusto Silva, o Carnaval sem Dengue 2013.

A Secretaria de Estado da Saúde lançou este ano para toda Minas Gerais o slogan “Dengue tem que acabar! É hora de todo mundo agir” e através de informação e mobilização quer que todos se conscientizem que a participação da sociedade é primordial para o enfrentamento à Dengue.

Toda a comunidade está convidada para conhecer ações de prevenção e combate à Dengue e participar efetivamente desta campanha em Lavras.

Confira a programação do Carnaval sem Dengue 2013:

9h – Concentração na Praça Dr. Augusto Silva; distribuição de materiais sobre o combate à Dengue feita pelos agentes.

9h30 – Grupo de agentes espalhados em pontos estratégicos da cidade e também na Praça Dr. Augusto Silva abordando e conversando com a população sobre os cuidados relativos à doença.

10h – No coreto, com marchinhas e orientações sobre como evitar a Dengue e o que fazer em casos de Dengue, além de outras orientações gerais.

10h30 – Faz-se um compromisso verbal com a população, mais uma vez mostrando como é importante a união de todos contra a Dengue e as considerações finais.